Quem Somos
Editora Trinta Zero Nove nós damos voz às estórias
Denominação
Editora Trinta Zero Nove
(inspirada no 30 de Setembro, Dia Internacional da Tradução)
Constituída
27 de Julho de 2018
Missão
Criar e empoderar uma geração de leitores globais e actuais em Moçambique através da tradução e publicação, em formatos inovadores, inclusivos e a preço acessível, de narrativas actuais de autores de renome de todo o mundo, com particular foco nas jovens escritoras.
Visão
A Editora Trinta Zero Nove é a primeira editora independente vocacionada para a publicação de obras traduzidas em Moçambique. Foi fundada em 2018 por Sandra Tamele para publicar a colectânea de contos traduzidos pelos vencedores do Concurso de Tradução Literária alusivo ao Dia Internacional da Tradução, 30 de Setembro. A iniciativa venceu o Prémio Excelência da Feira do Livro de Londres em 2021 depois de ter recebido uma menção especial na mesma em 2020. Em 2021 sagrou-se entre as 100 melhores start-ups em África no âmbito da 3ª edição do Pitch-a-thon do Access Bank.
A Editora Trinta Zero Nove busca ser inclusiva ao publicar maioritariamente literatura no feminino, escrita por pessoas com deficiência ou outras minorias, tanto em formato impresso como audiolivro. O seu catálogo é conhecido por apresentar obras traduzidas pela primeira vez. A editora tem presença regular na Feira Internacional do Livro de Sharjah desde 2019, além de ter participado nas Feiras do Livro de Bolonha, Cairo, Frankfurt e na Bienal de São Paulo.
Vencedores do 2º Prémio da Incubadora para Indústria Criativa e Negócios Digitais - CREATEC 2019;